Depois de dois dias de muita acção na Barrinha, o Oi Rio Pro voltou para Itaúna, onde as direitas tubulares foram substituídas por esquerdas bem manobráveis. A prova começou com a categoria feminina e ao fim de um round passou para o round 4 masculino.

Esta fase, que este ano passou a ser eliminatória para os 3ºs classificados, foi completamente dominada pelo favorito à vitória, Filipe Toledo. Numa confronto 100% brasileiro, Toledo fez inclusive uma nota 10, graças a um grande voo de backside, deixando Michael Rodrigues em 2º e eliminando Ian Gouveia.

Apesar de ter vencido, Julian Wilson não foi tão impressionante na sua bateria mas aproveitou para bater Kolohe Andino e Kanoa Igarashi e colocar mais pontos entre si e o surfista que estava empatado consigo no ranking, Ítalo Ferreira, que foi eliminado na fase anterior. Gabriel Medina também venceu o seu heat, apesar de ter encontrado forte oposição de Ezekiel Lau, que passou em segundo, enquanto que Sebastian Zietz ficou de fora.

Para terminar a fase Yago Dora mostrou mais um pouco do seu repertório moderno, vencendo com um aéreo impressionante e deixando Wade Carmichael em segundo lugar. A grande surpresa de toda a fase foi mesmo a eliminação de John John Florence, que foi uma sombra de si próprio e acaba a prova em 9º lugar.

Entretanto a prova feminina continuou a avançar e a final foi um confronto entre duas das surfistas mais em forma da actualidade, Stephanie Gilmore e Lakey Peterson, que ocupam a 1º e 2º posições do ranking. No fim foi Gilmore, que já liderava o tour por mais de 1.500 pontos sobre Lakey, quem foi mais forte no heat final e acabou por vencer novamente!

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Comentários