Filipe Toledo e Courtney Conlogue vencem Oi Rio Pro

publicado há 2 anos por 0

TOLEDO-E-CONLOGUE-VENCEM-OI-RIO-PRO

Quando venceu o QS 10.000 em Lower Trestles Filipe Toledo falou em recuperar a lycra amarela como um facto consumado, não disse “se”, apenas quando! Foi essa confiança que trouxe para o Oi Rio Pro e isso notou-se no seu surf.

Tal como o evento na Califórnia era visível que o campeonato era seu para perder e não dos seus adversários para ganhar, já que só o poderiam fazer com um enorme deslize de “Filipinho”. O último dia de prova foi um “passeio no parque” para este surfista profissional de segunda geração.

Na primeira meia final as segunda onda de Filipe seria suficiente para vencer a bateria, e a primeira tinha sido ainda melhor. Um “full rotation” para a direita na primeira onda e uma esquerda com três manobras sólidas garantiram uma média alta antes que Ítalo Ferreira fizesse a sua primeira, ficando numa combinação da qual não saiu.

Na outra meia final Matt Wilkinson deu tudo para avançar mas não estava a conseguir acertar as manobras mais técnicas, como as suas finalizações em snap layback e perdeu para a consistência de Bede Durbidge, um surfista que tem estado afastado das finais mas que já tinha vencido no Brasil.

O “prato” que Filipe Toledo “serviu” ao seu conterrâneo na primeira meia final foi servido a Durbidge na final, que muito rapidamente estava em situação de combinação. O brasileiro fez várias ondas boas mas as que lhe deram as notas de 10 e 9.87, dois aéreos full rotation com mais algumas manobras até terra. Curiosamente em ambas Toledo aterrou com tanta violência na base da onda que vincou as suas pranchas e teve que trocar. Essa troca foi uma tarefa difícil já que a Barra da Tijuca mais parecia o Maracanã em dia de final da copa quando o Brasil se encontra na final.

Filipe Toledo assim venceu com facilidade mais uma etapa, colocando-se como um fortíssimo candidato ao título. A final feminina foi vencida pela segunda vez consecutiva por Courtney Conlogue que bateu Bianca Buitendag e mostrou que é uma legitima candidato ao número do ranking, que neste momento ainda é ocupado por Carissa Moore.

Comentários