O surf profissional está de volta. Para trazer a elite do surf mundial aos fãs durante este período restrito de viagens, o WSL apresenta uma série de eventos únicos de exibição de pré-temporada, juntando os surfistas da Championship Tour dos EUA, Austrália, Brasil, França e Portugal no The WSL Countdown Series.

O primeiro evento, Michelob ULTRA Pure Gold Rumble at the Ranch, terminou no dia 9 de Agosto com a vitória de Filipe Toledo (BRA) e Coco Ho (HAW) num dia, misturando um formato de competição tag-team nas ondas perfeitas do Surf Ranch.

Agora, o The WSL Countdown Series dirige-se para o continente europeu para a Euro Cup of Surfing: dois eventos, dois países, 24 surfistas e potenciais ondas épicas com um formato de competição reduzido e múltiplas localizações.

Euro Cup of Surfing: dois eventos, o melhor do surf profissional europeu e internacional

Os circuitos de surf profissional sempre tiveram paragem obrigatória na Europa durante as estações do Verão e Outono, aproveitando as ondulações do Atlântico Norte e as temperaturas amenas do final de Verão – Euro Cup of Surfing não será diferente.

24 surfistas, 12 homens e 12 mulheres, irão competir num desafiante formato curto que permitirá concluir o evento num só dia se necessário e capitalizar as melhores condições. O montante do prémio em dinheiro de ambos os eventos será doado para caridade.

A lista completa de participantes ainda está por finalizar, mas a qualidade do surf de nível mundial está garantida com a presença confirmada dos seguintes atletas na Euro Cup of Surfing:

The French Rendez-Vous of Surfing
A acontecer em Anglet de 23 a 25 de setembro, a primeira das duas paragens europeias reúne de novo surfistas profissionais para mais um evento de competição. Os beach breaks da praia Chambre d’Amour são mundialmente conhecidos como a localização do Pro Anglet e demonstraram ao longo dos últimos cinco anos o potencial para um surf épico e ação ao nível da elite mundial.

O evento será apenas transmitido online, esta será forma de levar o público até ao palco de ação, para além da transmissão em direto do evento será ainda facultado conteúdo de relevância como a história da localidade e do surf.  Significa que nem  publico nem imprensa  serão autorizados no local devido às restrições relacionadas com a COVID-19. De forma a colmatar esta situação  a WSL distribuirá diversos conteúdos durante o(s) dia(s) da competição. Vídeos de manobras e lifestyle estarão disponíveis conforme pedido e entrevistas one-to-one com os atletas podem ser marcadas através dos media managers regionais e realizadas por Skype.

A cidade de Anglet sofreu um incêndio dramático a 30 de julho que destruiu mais de metade da floresta Chiberta e o WSL decidiu ajudar a suportar os custos de reconstrução associando-se à “Ajudam Pignada!”. O montante do prémio total da French Rendez-Vous of Surfing irá ser doado à “Ajudam Pignada!” de forma a proteger as restantes partes da floresta bem como regenerar as zonas queimadas.

O evento French Rendez-Vous of Surfing é apoiado pelo  Camara Municipal de Anglet,  Région Nouvelle-Aquitaine, Jeep, Red Bull, Hydro Flask, L’Equipe e Virgin Radio.

MEO Portugal Cup of Surfing
Em Portugal, estaremos de volta aos dias gloriosos do surf com um evento móvel que pode “aterrar” em qualquer lugar da vasta costa portuguesa, dependendo das condições. Simples: onde as ondas estiverem boas, é onde o evento acontecerá. Entre  28 de setembro a 2 de outubro será o swell a ditar a escolha da localização, entre os famosos spots da Costa da Caparica, Ericeira, Peniche, Nazaré ou qualquer outro lugar que ofereça as melhores ondas naquele(s) dia(s).  Este é o principal objetivo do evento, garantir que o regresso de alguns dos melhores surfistas do mundo e de todos os outros profissionais é feito no local com melhores condições possíveis na altura.

O MEO Portugal Cup of Surfing será a primeira prova WSL em Portugal de 2020 e a segunda paragem europeia do ano. Relativamente à presença de publico e/ou imprensa a organização aguarda ainda pareceres necessários das respetivas entidades para que seja tomada a melhor decisão mantendo a segurança de todos os envolvidos no entanto, será sempre desenvolvido e disponibilizados conteúdo exclusivo, de ação que possa ilustrar aquele que é um dos eventos mais esperados do ano.

MEO Portugal Cup of Surfing conta como apoio do Turismo de Portugal, Portuguese Waves, MEO, EDP Redbull e Jeep.

Surfistas confirmados
Categoria feminina

Johanne Defay
Pauline Ado
Vahine Fierro
Maud Le Car
Yolanda Hopkins
Tessa Thyssen
Cannelle Bulard
Teresa Bonvalot
Nadia Erostarbe
Anat Lelior
Rachel Presti
Mafalda Lopes

Categoria Masculina
Italo Ferreira
Kanoa Igarashi
Jeremy Flores
Michel Bourez
Leonardo Fioravanti
Frederico Morais
Joan Duru
Jorgann Couzinet
Vasco Ribeiro
Afonso Antunes

Comentários