Depois de um primeiro dia de pouca acção no Allianz Ericeira Pro, a prova voltou ao palco inicial, a mítica Ribeira D’Ilhas. As ondas estavam longe de épicas e o dia prometia ser longo, tendo começado logo pelas 7:15 horas e acabado já quase sem luz. Pelo meio realizaram-se 34 heats, baixando o número de competidores de 80 para 12, e deixando os quartos de final man-on-man masculinos e meias finais femininas para o último dia de prova.

O round 1 masculino teve poucas surpresas e os destaques foram dois guerreiros do QS, Miguel Blanco e Tomás Fernandes, ambos garantido médias muito fortes. A fase seguinte começou com uma das maiores surpresas de todo o evento, a eliminação de Tiago Pires frente e Gony Zubizarreta e Filipe Jervis. Foi um confronto equilibrado entre Jervis e Saca pelo segundo lugar e a última onda do goofy fez a diferença, ficando assim responsável pela derrota mais prematura de Tiago Pires de que há memória.

Quem mostrou muito potencial logo desde o início, colocando-se como um fortíssimo candidato à vitória foi o havaiano residente em Cascais, Kiron Jabour, que fez notas altas desde o início do dia e qualificou-se para a fase man-on-man. Outro nome que merece destaque é Eduardo Fernandes, que competiu abaixo dos 100% por se encontrar com alguma febre. Graças a uma boa gestão de heats conseguiu seguir para as fases finais, eliminando inclusivamente um dos favoritos, Tomás Fernandes.

Quem mais? Gony Zubizarreta, Vasco Ribeiro, Pedro Henrique, Nicolau Von Rupp, Vasco Ribeiro, João Guedes e Miguel Blanco, todos competidores que mostraram muito surf e também garantiram vagas nos quartos de final. Na prova feminina foi bem visível a evolução do nível de surf das competidoras nos últimos anos e um dos destaques terá que ir para Mafalda Lopes, que no seu primeiro heat empurrou Teresa Bonvalot para segundo lugar. Eventualmente Mafalda seria eliminada enquanto que Yolanda Hopkins, Carol Henrique e Camilla Kemp se juntavam a Bonvalot nas meias finais, repetindo os confrontos da prova de 2017.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Quartos-de-final masculinos:
Heat 1: Gony Zubizarreta x Nic von Rupp
Heat 2: Vasco Ribeiro x Kiron Jabour
Heat 3: Pedro Henrique x João Guedes
Heat 4: Miguel Blanco x Eduardo Fernandes

Meias-finais femininas:
Heat 1: Teresa Bonvalot x Yolanda Hopkins
Heat 2: Carol Henrique x Camilla Kemp

Comentários