Disputa pelo título ao rubro no Cascais Women’s Pro | Dia 1

publicado há 6 meses por 0

disputa-pelo-titulo-no-cascais-womens-pro

O primeiro dia da prova “combinada” Cascais Women’s Pro e Billabong Pro Cascais presented by Allianz foi exclusivamente dedicado ao surf feminino. No dia anterior ao início da prova o Guincho foi palco de uma das mais impressionantes sessões de sempre nesse local mas quando foi feito o primeiro call, às 7:30 da manhã, a praia estava irreconhecível. Vento, frio, nevoeiro e ondas bastante tortas foi o que as primeiras surfistas tiveram que enfrentar mas poucas horas depois tudo mudou.

O vento parou, o calor começou e as ondas acompanharam, rondando o metro e meio com algumas secções muito boas para manobrar. No heat 3 do dia estava o expoente máximo do surf feminino em Portugal, Teresa Bonvalot, que competia contra Tyler Wright e Keely Andrew. Nesta que foi a sua quarta presença neste evento, apesar de ainda ter 16 anos, mostrou mais maturidade mas não foi desta que encontrou as ondas que precisava para fazer frente a uma adversária deste nível. Tyler é a número 1 do tour e está (possivelmente) a alguns heats do ser campeã mundial, o que faz dela a melhor surfista do mundo na actualidade. Para a bater Bonvalot precisava de estar a competir nas condições em que mais sobressai, escolher as melhores ondas e não cair. Não foi o que aconteceu e apesar de ter feito algumas manobras fortes a portuguesa caiu para a repescagem, apesar de ter ficado em segundo lugar.

Nesta prova aconteceu algo muito raro nos campeonatos da WSL, quase todas as cabeças de série passaram em primeiro na primeira fase. A única derrota foi para Malia Manuel que subiu para esta categoria graças à ausência de Stephanie Gilmore e acabou por ser derrotada por uma inspirada Sally Fitzgibbons, uma surfista que está a ter um ano pouco característico e estava antes deste campeonato em 8º lugar. Fitzgibbons estava com um timing incrível e conseguiu encher 3 ondas de manobras fortes de rail e grandes finalizações.

No round 2 Teresa Bonvalot teve como adversária Malia Manuel que muita rapidamente fez duas notas médias. A portuguesa só no fim do heat conseguiu responder na mesma moeda mas aí Malia fez uma nota alta e acabou por vencer o heat. Também eliminadas neste round 2 ficaram Bianca Buitendag, Nikki Van Dijk, Pauline Ado, Chelsea Tuach e Keely Andrew.

As condições continuaram a melhorar para o round 3 e o surf acompanhou. Tatiana Weston-Webb, Tyler Wright, Courtney Conlogue e Carissa Moore venceram os seus heats  mas a última, Moore, foi o grande destaque da fase. A campeã mundial surfou com muita agressividade e força e conseguiu a primeira nota 10 do evento na últma bateria do dia!

Acompanha o próximo dia de prova em directo AQUI!

Comentários