Como já era previsto, o Nazare Tow Surfing Challenge Presented by Jogos Santa Casa arrancou com condições perfeitas na Praia do Norte. Este spot da Nazaré é provavelmente o mais consistente entre todos os grandes picos de ondas grandes do mundo, mas nem sempre as condições estão tão limpas como neste dia.

À chegada à praia era visível que se ia assistir a um dia especial e o publico compareceu em peso. A famosa falésia da Praia do Norte transformou-se numa espécie de estádio, com milhares de espectadores de todo o mundo a vibrar a cada onda destas 6 horas da mais intensa competição de surf alguma vez realizada no nosso país.

Alguns dos destaques do dia foram surfistas como Benjamin Sanchis, que tanto no heat 1 como no terceiro fez algumas ondas impressionantes. O mesmo se pode dizer de Nicolau Von Rupp, que foi um dos competidores que procuraram secções mais críticas, encaixando inclusive algumas manobras de frontside. Ainda nas mesmas baterias o alemão Sebastian Steudner mostrou que os goofies estavam em vantagem neste dia e mesmo o basco Axi Munion impressionou ao voar por cima dos poucos bumps que apareceram nas suas ondas.

O heat dois foi possivelmente o mais parado mas os mesmos competidores voltaram na quarta bateria e foi aí que Justine Dupont mostrou que na Nazaré não fica atrás de nenhum homem, apanhando uma esquerda que de imediato se tornou numa candidata à melhor onda do dia. Já Kai Lenny provou estar noutro patamar no tow in, apanhando as melhores ondas que conseguiu e impressionando especialmente com os seus back flips à saída da onda e ollies com rotação de 360 graus no arranque.

Infelizmente o dia acabava com um momento dramático. Alex Botelho e o seu companheiro na equipa no Team Portugal, Hugo Vau, foram apanhados por um dos sets do dia e acabaram por ser “detonados” pela onda. Alex ficou inconsciente e o seu resgate foi difícil e demorado, sendo eventualmente reanimado em terra. O Algarvio ficou com água nos seus pulmões e apesar de se encontrar consciente e estável, continua em observação no hospital mas fora de perigo

Os vencedores foram:
– Men’s Wave of the Day – Kai Lenny
– Women’s Wave of the Day – Justin Dupont
– Team Champions – Team Young Bulls | Kai Lenny & Lucas Chumbo
– The Jogos Santa Casa Commitment Award – Alemão de Maresias em representação da Water Safety Team

 

 

Comentários