Datas da última etapa da Liga MOCHE alteradas

publicado há 3 anos por 0

Liga-Moche-Montepio-Cascais-Pro

A etapa que irá decidir quem são os campeão nacionais de 2014 irá agora acontecer de 11 a 13 de Setembro em Cascais!

Era suposto acontecer no último fim de semana de Setembro mas de forma a não colidir com a última etapa do Pro Junior Europeu (que acontecerá nas Canárias), as datas do Montepio Cascais Pro by Ericeira Surf & Skater foram antecipadas para se garantir que os melhores juniores portugueses estão presentes.

E isto é de extrema importância para Vasco Ribeiro que não poderia estar presente nesta etapa da Liga caso esta mantivesse as suas datas originais. Ribeiro, actual lider do ranking Pro Junior Europeu (e, já agora, da Liga MOCHE), pode trazer para Portugal (e para si) o importantíssimo título de campeão Pro Junior Europeu, título esse que só Tiago Pires conquistou há mais de 15 anos. Caso as datas se mantivessem, Ribeiro estaria nas Canárias o que facilitaria a vida a Frederico Morais, principal e único adversário de Ribeiro na luta pelo título de campeão nacional de 2014.

A ASP marcou uma etapa do circuito Pro Junior Europeu de forma tardia (em Junho), em cima da nossa data original. Nesta altura, não só a ANS já tinha o seu calendário oficial fechado, como já haviam sido realizadas quatro das cinco etapas (seis, nas senhoras). Entenda-se que o circuito Pro Junior Europeu envolve uma larga comitiva de surfistas portugueses juniores e que não podíamos ficar indiferentes à situação,” afirma Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas.

(…) Tendo presente a importância da última etapa do circuito Pro Junior Europeu, nas ilhas Canárias, para a comitiva portuguesa, onde Vasco Ribeiro, Teresa Bonvalot e Carina Duarte também são candidatos ao título, como na Liga MOCHE, seria previsível que faltassem à prova de Cascais, uma vez que estes e os restantes surfistas lutam por uma vaga nos World Junior Championships (…)” continua. “Como os demais surfistas da Liga MOCHE não tinham nenhum compromisso relevante em termos de provas de calendário oficial nacional ou internacional, a ANS, em coordenação com a FPS, decidiu alterar a prova para 11, 12 e 13 de Setembro, garantindo assim um patamar de igualdade entre os surfistas júniores e séniores, não só na disputa pelos títulos nacionais, como também por um lugar nos MOCHE Trials do WCT de Peniche/Cascais, a etapa do circuito mundial que se realiza em Outubro. Esta é a única data que proporciona uma total manutenção das premissas regulamentares, permitindo assim acabar a Liga MOCHE 2014 no período definido no seu lançamento, isto é, entre Março e Setembro. Lamento que esta alteração de última hora possa causar transtorno a algum dos surfistas que queria competir em Cascais, mas sublinho que a ANS e a Liga MOCHE tiveram forçosamente que se adaptar a uma decisão superior da ASP,” conclui Francisco Rodrigues.

Por isso já sabes, prepara-te para saber quem serão os novos campeõs nacionais (masculino e feminno) mais cedo do que esperavas!

 

Comentários