Faltam apenas 10 dias para o início do Allianz Sintra Pro, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2018, o circuito que define os títulos de campeões nacionais de surf. E a Praia Grande será uma paragem decisiva para as contas finais desses mesmos títulos. À partida para esta etapa, que vai realizar-se de 6 a 8 de Julho, Filipe Jervis – 2.º do ranking, atrás do espanhol Gony Zubizarreta – e Teresa Bonvalot são os surfistas melhores colocados nesta renhida luta pelos respetivos títulos masculino e feminino.

O Allianz Sintra Pro é também a última de três etapas da Allianz Triple Crown e será aqui que se vão encontrar os vencedores. Com um cheque global de 6.000 em jogo, Gony Zubizarreta e Camilla Kemp são os surfistas que seguem melhor posicionados nesta luta.

Este é o quarto ano consecutivo que a Liga MEO Surf vai até ao verão da Praia Grande, numa prova onde é sempre de prever “casa cheia”. Este é também um palco histórico do surf nacional, pois esta praia do concelho de Sintra já recebeu uma etapa do Circuito Mundial de Surf em 1997, onde ficou famosa a vitória de Ruben Gonzalez sobre o então campeão do Mundo Kelly Slater. A Praia Grande já foi, inclusive, palco de outras provas internacionais, como o Eurosurf de 1995 e 1999.

José Francisco Neves, Membro de Comité de Direção e Diretor Coordenador de Market Management da Allianz Portugal
“A etapa na Praia Grande é aguardada com grande expectativa, uma vez que é no Allianz Sintra Pro que vão ser coroados os vencedores do Allianz Triple Crown. Esperamos, por isso, que nesta terceira etapa estejam reunidas as melhores condições para a realização de uma prova bastante competitiva, que traga momentos únicos não só para os surfistas em prova, como também para o público presente.
Esta associação da Allianz ao campeonato nacional de surf permite-nos estar próximo dos nossos Clientes, de uma forma ativa, em associação a um espírito de coragem e ousadia a que gostamos de estar associados. É importante que as pessoas conheçam a Allianz para além da sua forte solidez enquanto Companhia de Seguros, que nos identifiquem também como uma entidade que acompanha sempre a forma de estar na vida dos seus Clientes e do público em geral. O Surf, por tudo o que transmite e pela diversidade de pessoas que atrai,  é sem dúvida uma excelente oportunidade para o demonstrarmos.”

Rui Pereira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra
“É com enorme agrado e entusiasmo que Sintra acolhe o Allianz Sintra Pro, nos próximos dias 6, 7 e 8 de julho, a quarta de cinco etapas da edição de 2018 da Liga MEO Surf, competição que consagra os campeões nacionais de Surf. A Praia Grande tem imensa tradição no Surf e é o local de treino por excelência de muitos dos principais atletas da modalidade. Após as recentes intervenções efetuadas pela Autarquia, estou convicto que, hoje, a Praia Grande reúne melhores condições para a realização de grandes eventos de Surf. Esperamos por todos vós!”

Nic von Rupp, surfista local e vencedor desta etapa em 2007
“É com enorme prazer que vou estar presente na etapa da Praia Grande. Esta é a praia que fez o meu surf evoluir, é a zona em que vivo e onde me sinto em casa. Resta esperar por boas ondas para mostrar o melhor. Sinto-me motivado, estou com boas pranchas e vou dar tudo. A primeira etapa do circuito nacional que ganhei foi na Praia Grande, quando tinha 15 anos. Fui o mais jovem a ganhar uma etapa do nacional Open. Mais tarde, em 2016 fiquei em 2.º lugar, atrás do Eduardo Fernandes. A Liga, hoje em dia, está com um nível brutal e tem imensos atletas a surfar num nível elevado, mas estou muito motivado para ganhar mais uma etapa”.

Allianz Sintra Pro 2017 em números:
– Campeões da Etapa: Vasco Ribeiro e Carol Henrique;
– 1218 ondas surfadas;
– Melhor onda: 9,60 de Vasco Ribeiro na 1.ª ronda;
– Melhor pontuação: 18,70 de Vasco Ribeiro na 1.ª ronda.

Para além da competição principal, existem ainda outros sub-troféus em disputa, tais como:
– Allianz Triple Crown (vencedores masculino e feminino das etapas de Naming Allianz)
– Renault Expression Session (melhor manobra por etapa)
– Somersby Onda do Outro Mundo (melhor onda por etapa)
– Sintra Best Surfer (prémio dedicado aos surfistas locais)
– Moche Groms Cup (iniciativa da FPS e ANS incluindo bolsa desportiva) x2

Estes sub-troféus consideram, cada um deles, 2.500€/anuais, sendo que a premiação global da Liga MEO Surf 2018 é de 90.000€., sendo que o prémio Sintra Best Surfer, iniciativa da Câmara Municipal de Sintra, irá distinguir os melhores surfistas locais na etapa (masculino e feminino) com 1.500 euros.

Registo ainda para a realização da dobrar do Moche Grom Cups, depois do adiamento desta competição para os mais jovens na primeira etapa do ano.

O Allianz Sintra Pro conta ainda com workshops e iniciativas laterais destinadas a um maior envolvimento de todos os agentes interessados no surf, numa lógica complementar à ação principal que se desenrola dentro de água, com destaque para o regresso do Workshop Canon por Ricardo Bravo.

Assim sendo, as atividades previstas são:
– Limpezas de Praia: Ação da Fundação PT na 6ªfeira destinada às escolas do Concelho de Sintra
– Fotografia: Workshop Canon por Ricardo Bravo (ansurfistas.com/workshop-ricardo-bravo-by-canon)
– Treinadores: Surf Coaching by Kike Surf Coach (kikesurfcoach.com)
– Fantasy Surfer: Equipas de surfistas em prova (fantasy.ansurfistas.com)

As iniciativas da Fundação PT inserem-se numa lógica de preservação das praias, para além da promoção da educação e consciencialização ambiental, realizando-se em coordenação com a Plastic Sun Days.

No que toca ao Fantasy Surfer, o público poderá fazer as suas apostas com equipas do quadro masculino e feminino, habilitando-se a um relógio Rip Curl Search GPS e prémios da Polen Surfboards. O prazo de constituição das equipas encontra-se a decorrer até à hora do call para o primeiro dia de prova, sendo que os surfistas vão sendo disponibilizados à medida que se forem inscrevendo.

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme, em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais @ansurfistas.

Comentários