O Championship Tour da World Surf League de 2021 será um jogo de adaptação, sujeito a alterações de última hora e vários períodos de quarentena para atletas e staff.

Depois do cancelamento da prova de Sunset e do adiamento da de Santa Cruz, a WSL tratou de compensar com mais etapas em outras partes do mundo, nomeadamente a Austrália, um dos países menos afetados pela pandemia de covid-19. Já previstas estavam as etapas de Bells Beach, Margaret River e Gold Coast e tentou-se avançar com uma prova em Lennox, tentativa essa que foi rejeitada pelo concelho do condado de Ballina, por considerar que o evento colocaria em risco o município.

O foco seguiu-se então para Newcastle, cidade situada em NSW, que aceitou ficar com a prova. Este local tem já uma longa tradição de grandes surfistas, onde se inclui o 4x campeão mundial Mark Richards, o seu afilhado Nicky Wood, e ainda Matt Hoy, Luke Egan, entre muitos outros, e grandes eventos, como Surfest Newcastle Pro, uma prova QS que ano após ano atrai muitos dos melhores competidores do planeta.

Frederico Morais, o único português presente no Championship Tour de 2021, conhece bem o local, tanto por ter participado em várias provas em Newcastle como por ser a terra natal do seu “irmão” no tour, Ryan Callinan. O Newcastle Pro está apontado como a primeira das 4 etapas australianas do CT, dividindo o período de espera de 1 de Abril a 31 de Maio, mas a ordem das provas ainda poderá mudar.

Calendário actual do circuito de 2021:
Newcastle Pro: NSW, Austrália
1 de Abril a 31 de Maio

Rip Curl Pro Bells Beach: Victoria, Austrália
1 de Abril a 31 de Maio

Boost Mobile Margaret River Pro: Oeste da Austrália
1 de Abril a 31 de Maio

Corona Open Gold Coast presented by Billabong: Queensland, Austrália
1 de Abril a 31 de Maio

 

Oi Rio Pro presented by Corona: Saquarema, Brasil
11 a 20 de Junho

Corona Open J-Bay: África do Sul
25 de Junho a 9 de Julho

Surf Ranch Pro: Califórnia, EUA
12 a 15 de Agosto

Outerknown Tahiti Pro: Teahupo’o, Tahiti
23 de Agosto a 2 de Setembro

The WSL Finals: Lower Trestles, Califórnia, EUA
8 a 17 de Setembro

Mais novidades em breve…

Comentários