O último dia da última etapa do Women’s Championship Tour, o Beachwaver Maui Pro, foi um dos melhores do ano no circuito feminino. As ondas de Honolua Bay, a mítica onda de Maui, estavam perfeitas e as melhores surfistas do planeta aproveitaram bem para mostrar o que valem. Com o título já decidido no dia anterior, e as vagas no tour do próximo ano também, faltava só descobrir quem  iria fechar o ano com uma vitória.

As duas grandes favoritas à vitória, eram a recém sagrada 7x campeã mundial, Stephanie Gilmore, e a tricampeã mundial, Carissa Moore. As duas foram destaque desde o início e poderiam ter-se encontrado na final. No entanto, do lado da grelha de Gilmore surgia a que é talvez a melhor surfista de sempre do tour sem um uma vitória, Malia Manuel. Esta havaiana ganhou momentum na sua vitória contra Sally Ftizggibons nos quartos de final para despachar Stephanie nas meias e garantir-se em mais uma final.

Do outro lado Carissa Moore abria a sua meia-final com um grande tubo contra Courtney Conlogue, fechando a “porta” rapidamente à californiana. Na final muitos desejavam que Malia se estreasse nas vitórias mas era inegável o favoritismo de Carrisa Moore. A surfista de Oahu fez um grande tubo para conseguir uma nota de 8.67 e a minutos do fim fez uma nota 10 só com manobras, deixando Manuel em combinação e terminando o ano possivelmente com a melhor onda de todo o circuito feminino.

 

Comentários