Candidatos ao título seguem em frente no Montepio Cascais Pro by ESS | Dia 1

publicado há 2 anos por 0

Montepio-Cascias-Pro-Dia-1

O Montepio Cascais Pro by ESS, além de ser a última etapa, será também a decisora do título masculino. A praia de Carcavelos seria o palco principal do evento mas cedo se percebeu que pelo menos os primeiros dias seriam realizados no Guincho, como acontece com a maioria das etapas na Linha.

A esquerda do Muxacho mais uma vez esperava os melhores surfistas do país e nem a forte chuvada que “assombrou” o início de prova impediu de se ver bom surf. Depois da chuva o mar acertou, proporcionando boas esquerdas de meio metro, com algumas direitas mais curtas mas também com potencial. Logo no primeiro heat Eduardo Fernandes mostrou que é muito perigoso neste tipo de ondas, vencendo com facilidade. Também Miguel Blanco, Pedro Boonman, Ruben Gonzalez, Dane Hall, Nicolau Von Rupp, Zé Ferreira e Gony Zubizarreta se mostraram muito fortes neste dia de prova e venceram as suas baterias.

Todos os olhos estavam em cima dos candidatos ao título Frederico Morais e Vasco Ribeiro, que se encontravam no 4º e 7º heats do dia respectivamente. Morais foi sólido, como sempre, encaixando fortes pauladas de backside e snaps com muita água nestas esquerdas que conhece tão bem, vencendo com facilidade. Já Vasco Ribeiro escolheu inicialmente as rápidas e curtas direitas, onde encaixou várias manobras fortíssimas. Já com o heat ganho virou-se para as esquerdas onde bateu vertical e com muito power, garantindo a melhor média do dia.

Os dois estão muito perto em pontos, com alguma vantagem para Ribeiro, já que Morais não pode fazer menos do que uma final se quiser garantir o seu segundo título consecutivo. Isso significa que o título poderá, ou não, ficar por decidir mesmo até ao fim da prova.

Os destaques pela negativa deste primeiro dia de prova foram as eliminações de Marlon Lipke e Filipe Jervis. Lipke não conseguiu dar o seu 100% pois estava limitado devido a um profundo corte num pulso no dia anterior. Mesmo assim o algarvio ficou perto de passar o seu heat, sendo surpreendido no fim por Luís Eyre, num heat vencido por Justin Mujica.

Para terminar, também Filipe Jervis seria eliminado, ficando fora do top16 pela primeira vez em muitos anos. Jervis tinha pela frente dois perigosos adversários, Pedro Henrique e Tomás Fernandes. Henrique foi muito activo no heat, apanhando ondas pequenas mas soltando-se bem nas manobras para conseguir boas notas e passar em segundo. Já Fernandes dominou a bateria do início ao fim, encaixando muitas batidas de backside nas secções que apanhou, mostrando-se muito forte mesmo em condições que teoricamente não o beneficiam.

Seguiu-se a prova feminina, onde a grande surpresa foi a vitória de Ana Sarmento depois de uma interferência no heat 2. Também Carina Duarte dominou o seu heat, tal como a recém sagrada campeã nacional Teresa Bonvalot, e Camila Kemp, que venceu com facilidade!

O Montepio Cascais Pro by Ericeira Surf & Skate regressa amanhã a partir das 8 horas. Acompanha tudo em directo AQUI!

 

Comentários