Camilla Kemp em segundo, Kopke melhor masculino

publicado há 2 anos por 0

Camilla Kemp rasga para um excelente segundo lugar no Airwalk Pro Junior 2015.
Camilla Kemp rasga para um excelente segundo lugar no Airwalk Pro Junior 2015.

Terminou hoje o Airwalk Lancau Pro Junior, e a portuguesa Camilla Kemp ficou num excelente segundo lugar. Nos homens, João Kopke foi o melhor português em terras francesas!

Com 23 portugueses inscritos para o Airwalk Lacanau Pro Junior, Lacanau parecia ter sido invadida pelos portugueses. A batalha seria pelo primeiro lugar de mais uma etapa do circuito Pro Junior mas infelizmente, ao longo dos vários dias de competição, a armada portuguesa foi caindo rapidamente.

Foi no round 3 dos homens que tivemos talvez a mais inesperada baixa, Miguel Blanco. O surfista de São Pedro do Estoril começou o ano com uma vitória neste circuito (na Costa da Caparica) e um quinto lugar em Sopela. Na segunda etapa, Espinho, Blanco perdeu prematuramente e, infelizmente, em Lacanau, penúltima etapa do Pro Junior Europeu, Blanco foi eliminado também mais cedo que o esperado, no heat 2 do round 3.

Henrique Pyrrait e Francisco Duarte perdiam também neste round, assim como Tomás Fernandes, mais uma baixa inesperada nesta altura do campeonato. Tomás Ferreira seria o último português a perder neste round que acabaria por ser “salvo” por Guilherme Fonseca e João Kopke, que avançavam assim para o round 4.

No round 4 o surfista de Peniche, Guilherme Fonseca, acabaria por perder em terceiro lugar num heat em que todos os surfistas ficaram muito próximos, enquanto que no heat seguinte Kopke salvava a honra do convento e garantia a sua presença, e única nacional, no round 5.

Guilherme Fonseca foi o segundo português melhor classificado em Lacanau.

Guilherme Fonseca foi o segundo português melhor classificado em Lacanau.

Infelizmente, no heat 3 do round 5, caía o último guerreiro júnior português, João Kopke, perante a armada francesa constituído pelos irmãos Mignot. E seria mesmo um dos irmãos, Nomme Mignot, que viria a vencer esta etapa do Pro Junior Europeu. Com esta vitória, Nomme saltou para segundo do ranking e tem agora hipótese de se sagrar campeão europeu junior.

Se nos homens o evento acabou por não correr como esperado, já as girlz salvaram as cores nacionais. E ninguém o fez melhor que Camilla Kemp! Esta surfista tem tido uma evolução tremenda nos últimos tempos – basta vê-la a surfar no free surf – e cada vez mais os seus resultados competitivos mostram isso mesmo.

Com condições bastante difíceis durante a final, com ondas de meio metrinho e vento onshore, Kemp defrontou a locar Julliete Brice num heat com muito poucas ondas de qualidade. Kemp começou bem com um 6.67 graças a uma onda com três manobras mas logo de seguida a francesa garantiu uma nota de 8.5 pontos e que acabou por fazer a diferença e lhe dar a vitória final. De relembra que Brice tinha sido vice-campeã na etapa anterior pelo que tem neste momento boas hipóteses de se sagrar campeã europeia júnior.

Brice, durante o seu caminho para a final, eliminou nos quartos de final a líder do ranking até então, a portuguesa Teresa Bonvalot. Com esta eliminação e com a sua vitória, Brice é agora a actual líder do ranking.

Bonvalot-Airwalk-Lacanau-Pro-Junior-15

Teresa Bonvalot viu a liderança do ranking fugir-lhe no Airwalk Lacanau Pro Junior mas tem ainda boas hipóteses de se sagrar campeã europeia na última etapa.

A última etapa do circuito Pro Junior acontecerá nas Canárias de 16 a 20 de Setembro, etapa essa em que serão definidos os campeão europeus juniores!

Entretanto vários dos juniores portugueses irão juntar-se à segunda vaga de portugueses que invadiram Lacanau agora para o WQS 3000 e que começa já dia 18 de Agosto!

Comentários