Mais ou menos pela altura em que as condições pioravam a olhos vistos no quinto dia de prova e Tiago Pires era eliminado, começava a falar-se de um pico que raramente quebra, no porto de Newcastle.

Dizia-se que era um point break perfeito para a direita, com tubos do início ao fim mas que só funcionava com muito swell. E muito swell era o que havia no sexto dia de prova,com  ondas até 3 metros completamente fora de controle em Merewhether Beach.

Então a organização aproveitou a oportunidade para, pela primeira vez na história do circuito mundial em Newcastle, realizar uma prova num porto. Foi uma excelente escolha pois as longas direitas deram para fazer muito bom surf. No entanto, devido à logistica que foi mudar o local da prova, apenas deu para terminar o round de 24 e realizar as meias finais femininas.

Nas meninas Sally Fitzgibbons garantiu a sua segunda final consecutiva onde vai defrontar Dimity Stoyle. Entre os homens a grande surpresa foi a vitória do francês Marc Lacomare sobre o campeão mundial Joel Parkinson. Outra grande surpresa foi a eliminação de Granger Larsen e Adriano de Souza frente a Jay Thompson e um “veterano” aussie chamado Nicholas Squires.

O Burton Toyota Pro deve voltar esta noite (hora portuguesa), acompanha tudo em directo AQUI!

Comentários

2 comentários a “Burton Toyota Pro | Dia 6 | Prova realizada no porto de Newcastle”

  1. Paulo Cunha diz:

    Das duas uma, ou a comunicação social é desatenta ou a ASP gosta de vender gato por lebre, é totalmente falso que seja a primeira vez na história que a ASP realize uma prova num porto. Por incrível que pareça os autores desse feito são Portugueses. Isso mesmo, há muita gente esquecida que o WQS da Ericeira já decorreu por um dia no interior do porto da vila. Com arribas completamente repletas de publico, pois o icone da terra Tiago Pires competiu e infelizmente perdeu nesse mesmo local. Pede-se então o crédito a quem verdadeiramente o merece e principalmente mais atenção aos profissionais da ASP e da Comunicação Social.

    • Ola Paulo. Muito obrigado pela corecção. Tens toda a razão, a ASP induziu-nos em erro e nós por distracção (e não por falta de conhecimento) fomos atrás. Realmente o O’Neill Buondi Pro, em 1999, foi realizado na Praia dos Pescadores da Ericeira, que se situa dentro do porto da vila. Tiago Pires estava a caminho de um grande resultado mas cometeu um interferência sobre Peterson Rosa e os dois foram eliminados. Mesmo assim foi um grande momento e um grande campeonato! Já esta prova, o Burton Toyota Pro, entra para a história… de Newcastle ( ;
      1abraço