Blanco e Bonvalot vencem 1º etapa do Pro Junior Nacional

publicado há 3 anos por 0

PRO-JUNIOR-NACIONAL-1ST-STOP

Muitos dos melhores juniores nacionais estavam hoje em Espinho, para disputar a primeira etapa do Pro Junior Nacional. A mais notória ausência era Francisco Alves, que, depois de dominar em 2012 e 2013, deixou as categorias juniores. O mesmo se passou na categoria, o que explicou também a ausência de Ana Sarmento.

Com o melhor score total do campeonato, 14,25 pontos em 20 possíveis, Miguel Blanco saiu vitorioso na categoria masculina.  No surf feminino, foi Teresa Bonvalot que subiu ao primeiro lugar do pódio, com 13 pontos. Foi também esta atleta que surfou a melhor onda que valeu 8 pontos.

Aos 18 anos, Miguel Blanco surfou pela primeira vez em Espinho e considera que “foi muito bom terem trazido para cá o campeonato”. Teresa Bonvalot, de 14 anos, mostrou-se muito contente com o resultado, mas para esta atleta “o mais importante é divertirmo-nos enquanto estamos dentro de água”. David Raimundo, selecionador nacional e treinador deste dois atletas explica que “os melhores sub 20 nacionais demonstraram o seu valor e a qualidade que têm vindo a revelar a nível nacional e internacional. Brindaram Espinho com excelentes performances”.

A final da primeira etapa foi disputada entre quatro atletas, Miguel Blanco (14,25), João Kopke (12,1), Tomás Fernandes (12,05) e Miguel Madeira (7). No feminino, competiram na última bateria Teresa Bonvalot (13), Carina Duarte (9,75), Constança Coutinho (6,05) e Camila Kamp (5,65).

Para aproveitar as melhores condições possíveis, o campeonato, previsto para acontecer em dois dias, 21 e 22 de junho, concentrou-se no primeiro dia.

Este ano o campeonato inclui duas etapas. Depois da primeira em Espinho, segue para a segunda e última etapa, na praia de Santa Cruz, em Torres Vedras, nos dias 19 e 20 de julho, inserido no festival de desportos de ondas “Santa Cruz Ocean Spirit”.

O Pro Junior Nacional antecede o Pro Junior Europeu que, após cinco anos, regressa a Portugal. Com duas estrelas, a etapa desta competição europeia que decorre em Espinho é a mais valiosa na categoria. Acontece de 26 a 29 de junho e é o evento principal da marca “Espinho Surf Destination” que promove a cidade como destino nacional e internacional para a prática da modalidade.

Comentários