Billy Kemper vence em Jaws

publicado há 1 ano por 0

BILLY-KEMPER-VENCE-PEAHI-CHALLENGE

Realizou-se ontem um dos campeonatos mais impressionantes da história do nosso desporto, o Pe’ahi Challenge. Não tem sido uma temporada fácil para o circuito mundial de ondas grandes já que das três etapas que tinham sido agendadas até à data apenas uma chegou ir à água.

Tudo mudou quando a ondulação certa entrou em Jaws, Maui, e muitos dos melhores big wave riders do mundo estavam prontos para disputar o primeiro lugar. Um dos grandes momentos do dia aconteceu mesmo antes da prova começar quando Shane Dorian surfou uma das “bombas” do dia. O ex-top do CT dropou a onda no limite, conseguindo controlar a prancha apesar do tail ter derrapado no arranque, surfando a onda na perfeição.

Outro grande destaque foi Greg Long que na segunda bateria não só apanhou uma das maiores ondas de sempre na remada como se encaixou no tubo. Só Greg sabe a visão que teve dentro desse tubo monstruoso e apesar de não ter saído recebeu a nota de 9 pontos. No mesmo heat saiu outra nota 9, de Shaun Walsh, que completou um drop “impossível”! A grande surpresa da bateria seria a eliminação de Makua Rothman, o líder do circuito, em quarto lugar.

À final chegaram 6 dos mais destemidos surfistas do mundo, Shane Dorian, Greg Long e Ian Walsh, que eram os grandes favoritos à vitória, e ainda Billy Kemper, Albee Layer e Gabriel Villaran. Dorian é reconhecido actualmente como o melhor big wave rider do mundo, mas na final foi uma sombra de si próprio e terminou em sexto lugar. De facto Shane, Gabriel e Ian não conseguiram mais do que 0,5 pontos, enquanto que os outros três finalistas disputaram muito o primeiro lugar.

No fim foi Kemper quem conseguiu fazer duas ondas boas, uma delas com um tubo, para vencer e agarrar a liderança do circuito. Billy é pouco conhecido fora do Havai mas regularmente chega a fases finais das etapas com ondas mais pesadas, tendo já vencido o QS de Pipe! E agora é um forte candidato ao título do Big Wave Tour da WSL!

Comentários