Depois de alguns dias de espera, o Sata Airlines Azores Pro, versão feminina, entrou na água. As condições eram as melhores dos últimos dias e, apesar das ondas não passaram de um metro, o vento era praticamente inexistente.

Logo no primeiro heat do campeonato a sul-africana de 18 anos, Bianca Buitendag, mostrou as suas intenções de vencer a etapa, deixando todas as suas adversárias “combinadas” com o seu score de 16.75. Essa teria sido a maior média de toda a prova caso Bianca não a tivesse passado na final, por 0.01.

Mas houve outros grandes destaques nesta importante etapa do WQS. A portuguesa Carina Duarte mostrou bom surf eliminando inclusivamente a perigosa Sarah Baum, da África do sul. Na fase seguinte Carina acabaria por perder, talvez pela pressão de voltar ao continente para competir na etapa da Liga Meo Pro Surf que estava a acontecer no momento, uma prova que acabou por vencer.

Nessa mesma fase perderam duas surfistas havaianas que estavam de olho numa vaga no WWT, Alessa Quizon e Nage Melamed, que assim ficam relegadas a pelo menos mais um ano de WQS.

Esta foi a etapa que mais pôs em causa a condição física das pois quem quisesse ir à final teria de surfar seis heats. Quem se juntou a Buitendag, no último heat do ano (a final), foi a francesa Pauline Ado que mostrou que sabe surfar sob pressão. Ado chegou a esta etapa a precisar de pelo menos um quinto lugar e fê-lo com facilidade, ao contrario da sua conterrânea e vencedora da penúltima etapa, Justine Dupont, que perdeu no round de 12 e ficou fora do WWT.

Na final Bianca Buitendag não se mostrou nada afectada pela maratona de heats e repetiu a sua formula de batidas de backside consecutivas para impor uma combinação sobe Pauline e assim vencer a sua segunda etapa do ano.

Foi esta etapa que definiu o top17 do WWT que acabou da seguinte maneira:

Surfistas qualificadas pelo TOP 10 do WWT
– Stephanie Gilmore (AUS)
– Sally Fitzgibbons (AUS)
– Carissa Moore (HAW)
– Tyler Wright (AUS)
– Courtney Conlogue (USA)
– Malia Manuel (HAW)
– Lakey Peterson (USA)
– Laura Enever (AUS)
– Coco Ho (HAW)
– Paige Hareb (NZL)

TOP  6 do Women’s World Ranking
Sage Erickson (USA)
– Bianca Buitentag (ZAF)
– Pauline Ado (FRA)
– Rebecca Woods (AUS)
– Alana Blanchard (HAW)
– Sofia Mulanovich (PER)

(Vídeo com os destaques das fases finais)

YouTube Preview Image
Comentários

Os comentários estão fechados.