Poderá começar ainda esta noite, na hora portuguesa, a primeira etapa do Championship Tour, o Quiksilver Pro Gold Coast. No entanto este ano o arranque da prova não será nem em Snapper, onde se situa o palanque principal do evento, nem em Kirra, a mítica onda que só funciona em condições muito especificas mas para onde o Quik Pro tem sido regularmente transferido ao longo dos.

A razão da mudança é a falta de areia no outside de Snapper, algo que, para ser contornado, precisa de uma conjugação de factores que não são 100% controlados pelo Homem. Sempre que uma ondulação retira areia do pico é preciso “bombar” mais, algo que já foi feito, mas ainda é preciso uma ondulação para a deslocar para o sítio certo. Isso significa que a prova arranca num beach break de nível mundial, Duranbah. É uma grande mudança, de um point break de direita para um beach break com esquerdas e direitas, algo que certamente irá influenciar os resultados finais.

Entretanto ficaram definidos os wildcards da prova que serão Mateus Herdy e Reef Heazlewood. Mateus é patrocinado pela Quiksilver e esteve muito perto de competir neste evento como membro do tour, graças a um resultado muito forte numa das provas da Triple Crown of Surfing. Já Reef é um dos melhores surfistas do mundo sem patrocinador principal e, apesar de ser mais impressionante como free surfer que como competidor, poderá abalar os top seeds do evento.

Infelizmente já começa a parecer improvável que o segundo alternate do circuito, Frederico Morais, consiga vaga nesta prova. Até agora apenas Adriano de Souza se deu como lesionado, o que garantiu a presença do primeiro na lista de alternates, Caio Ibelli. Outro “Adrian”, neste caso Buchan, também se encontrava lesionado mas sente que recuperou o suficiente para competir nesta etapa. Até ao último momento poderá aparecer mais uma vaga, que seria prontamente preenchida pelo português, mas já começa a ser difícil que aconteça.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI a partir das 22 horas de Portugal!

Heats do round 1
Heat 1: Owen Wright x Griffin Colapinto x Soli Bailey
Heat 2: Jordy Smith x Ezekiel Lau x Jack Freestone
Heat 3: Italo Ferreira x Yago Dora x Kelly Slater
Heat 4: Filipe Toledo x Joan Duru  x Caio Ibelli
Heat 5: Julian Wilson x Seth Moniz x Mateus Herdy
Heat 6: Gabriel Medina x Ryan Callinan x Reef Heazlewood
Heat 7: Conner Coffin x Adrian Buchan  x Jadson Andre
Heat 8: Michel Bourez x Jeremy Flores x Leonardo Fioravanti
Heat 9: Wade Carmichael x Michael Rodrigues x Ricardo Christie
Heat 10: Kanoa Igarashi x Sebastian Zietz x Deivid Silva
Heat 11: Kolohe Andino x Willian Cardoso x Jesse Mendes
Heat 12: Mikey Wright x John John Florence x Peterson Crisanto

(A sessão de free surf em DBah, na véspera do primeiro dia de prova! Não consegues visualizar? Carrega AQUI!)

 

Comentários