O quinto dia do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games era crucial para as equipas que ambicionavam um bom resultado neste evento, pois seria um dia de muitas eliminações.

Na repescagem da categoria masculina já se encontravam Frederico Morais e Miguel Blanco e apesar de ambos terem feito bons heats, foram eliminados. Frederico abusou do seu surf de backside para vencer o seu heat do round 4 com boa vantagem sobre o segundo classificado, o peruano Lucca Mesinas, eliminando um mexicano e um canadiano. Também Miguel Blanco avançou, atrás de atrás de Jose Gundensen, da argentina, e eliminando um britânico e um Indonésio. Infelizmente ambos ficavam pelo round seguinte, Morais eliminado por Ramzi Boukhiam e Francisco Bellorin e Blanco por Matt McGillivray e Noe Mar MacGonagle por apenas uma diferença de 0.6 pontos.

No main event Vasco Ribeiro era parado, por muito pouco, por Aritz Aranburu e Ketut Putra, numa bateria de poucas oportunidades. No entanto o seu objectivo de competir nos Jogos Olímpicos ainda é possível, mas terá que surfar o dobro dos heats nas repescagens.

Mas é na categoria feminina que a selecção nacional realmente tem brilhado. Carolina Mendes já se encontrava na repescagem mas venceu ambos os seus heats, nos rounds 4 e 5, e terá no round 6 a oportunidade de competir com a 6x campeã mundial Stephanie Gilmore. Já no main event também houve prestações lusas dominantes. Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins venceram os seus heats do round 4 e encontrar-se-ão no round seguinte, as meias finais do evento principal, onde terão como adversárias Pauline Ado e Mahina Maeda.

A grande surpresa do dia foi a ausência de mais alguns tops do CT do evento, nomeadamente Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e Julian Wilson. Neste momento Portugal ocupa a 4º posição do ranking, com potencial de subir, enquanto que a França lidera, seguida do Japão e do Peru.

Acompanha o próximo dia de prova em directo AQUI!

Comentários