A Praia de Ribeira d’Ilhas receberá, nos próximas dias 13 e 14 de Abril, a primeira de 5 ações de limpeza de praia a realizar durante as etapas da Liga MEO Surf 2018.

A Liga MEO Surf elegeu a sustentabilidade ambiental, como tema transversal da edição de 2018, organizado com os seus parceiros várias iniciativas de conservação e sensibilização ambiental. Pela primeira vez, Portugal contará com uma iniciativa de limpeza de praia consertada a nível nacional.
Para Miguel Herédia, Vice-Presidente da Associação Nacional de Surfistas, “o facto de a primeira ação se realizar numa Reserva Mundial de Surf tem um significado especial para nós”.

O objetivo é contribuir para a limpeza das praias por onde a Liga passa, e ao mesmo tempo gerar uma maior consciencialização no que toca à problemática do lixo marinho e ao papel que cada um individualmente pode desempenhar. Além das ações de limpeza de praia que irão envolver estudantes e as comunidades locais, a iniciativa inclui ainda dinâmicas educativas e a produção de peças de arte com os resíduos diferenciados recolhidos em cada praia.

A ação de Ribeira d’Ilhas tem já confirmada a presença de 200 alunos, entre os 10 e 15 anos, oriundos das escolas do concelho de Mafra e demais voluntários que se irão juntar.

Esta ação tem como principal parceiro ambiental a Fundação PT, que viabiliza toda a ação a nível nacional, e a Plastic Sun Days. Na Ericeira a iniciativa conta ainda com a participação da Skeleton Sea, Associação Marmeu e do Movimento Lixo Zero Portugal.

Agenda:
Sexta-feira, dia 13, 9h30 às 17h00 em Ribeira d’Ilhas: 200 alunos da Escola E.B. 2 e 3 da Ericeira, divididos em 4 grupos de 1h30 cada.

Sábado, dia 14, 10h00 às 13h00: limpeza livre para voluntários inscritos junto da Plastic Sun Days, já tendo mais de uma centena de inscrições. Irá proceder-se à limpeza arribas e à volta do rio – ponto de encontro junto à ponte, onde irá estar uma bandeira da Plastic Sun Days.

Para Graça Rebocho, diretora da Fundação PT, “este ano, a Fundação PT juntou-se à Liga MEO Surf 2018 e, em parceria com a ANSurfistas e a Plastic Sun Days, estará a apoiar um conjunto de iniciativas paralelas que têm por missão promover a consciencialização da população para a preservação do meio ambiente e também contribuir para a maior sustentabilidade ambiental das praias onde decorrem as provas. As iniciativas relacionam-se com a limpeza das praias, recolha, seleção e reaproveitamento lúdico e artístico de lixos marinhos com o objetivo de ajudar a preservar o equilíbrio ecológico destas praias  e ao mesmo tempo motivar os jovens, e os menos jovens, a adotarem este tipo de comportamentos no seu dia a dia.”

Declarações do Embaixador Liga MEO Surf – José Ferreira
“É com muita satisfação que vejo a ANS e a Liga MEO Surf associarem-se a um tema tão importante e essencial nos dias de hoje como o ambiente, que está intrinsecamente ligado ao surf e aos surfistas. E é com muita honra que assumo este papel de embaixador”

Comentários