Curto e grosso era uma maneira boa de descrever o dia de arranque do Jaws Challenge, uma etapa do Big Wave Tour da WSL realizada em Maui.

À primeira vista as ondas pareciam incríveis, gigantes e tubulares mas logo que o primeiro heat foi à água, a primeira bateria das meias finais femininas, ficou visível que as condições poderiam estar no limite. O vento off-shore estava muito forte o que fazia com que as ondas estivessem no limite do que é possível ser surfado. À final chegaram todas as surfistas que fizeram ondas, com destaque para a francesa Justine Dupont que, depois de um wipeout pesado para abrir o heat, surfou com sucesso uma onda grande e fez a melhor nota do dia (na categoria feminina). O destaque na final, em que Justine esteve ausente por ter deslocado o ombro na bateria anterior, foi Keala Kennelly, uma surfista que já esteve na disputa pelo título mundial no Championship e com dois drops não completos, acabou na frente, seguida de Andrea Moller, Emily Erickson, Paige Alms e Bianca Valenti.

Seguiu-se o primeiro heat da categoria, que seria também o único. A história do heat foi simples, Billy Kemper meteu-se dentro de um tubo gigante do qual não saiu, Grant Baker fez o mesmo e Russell Bierke foi o mais consistente, fazendo duas ondas boas. Os três avançaram enquanto que Alex Botelho tentou “domar” uma onda gigante mas caiu no fim do drop, e só teve direito a outro wipeout, sendo eliminado juntamente com Mark Healey e Ryan Hipwood. Mesmo assim o algarvio está de parabéns pois mostrou tanta atitude como qualquer outro dos grande big wave riders do evento, não sendo bem sucedido por falta de sorte.

A prova parou logo de seguida e passou para uma sessão de tow in, deixando João Macedo e 17 outros competidores a aguardar pelo próximo dia de prova.

Acompanha tudo em directo AQUI!

Heats por realizar do round 1:
Heat 2:
Lucas Chianca x Natxo Gonzalez x Nathan Florence x Jojo Roper x Albee Layer x Shane Dorian
Heat 3: Kai Lenny x Makuakai Rothman x Tom Lowe x Will Skudin x Koa Rothman x Koa Rothman
Heat 4: Ian Walsh x Jamie Mitchell x Greg Long x João De Macedo x Francisco PorcellaTyler Larronde

Comentários