O Beachwaver Maui Pro, derradeira etapa do Women’s Championship Tour de 2018, está quase a começar e com ela poderemos ver história a acontecer.

A australiana Stephanie Gilmore está muito perto de se sagrar campeã mundial pela sétima vez, empatando assim a actual recordista do circuito mundial feminino, Layne Beachley. Este incrível feito podia ter acontecido na penúltima etapa do circuito, o Roxy Pro France, mas Gilmore não consegui passar do round 3, adiando assim esta disputa.

A novidade nesta prova é a presença de quatro convidadas, que surgem aproveitam um wildcard e três ausências devido a lesões da parte de Tyler Wright, Silvana Lima e Keely Andrew para enfrentarem as melhores surfistas do mundo nesta etapa. São elas Summer Macedo, Bethany Hamilton, Zoe McDougall e, talvez o nome mais surpreenente, Alana Blanchard.

Alana, a beauty queen do Kauai, já fez parte do Championship Tour por vários anos até perder a sua vaga no fim de 2014. Desde aí Blanchard apenas competiu no circuito QS 7 vezes, dedicando-se a trabalhar mais directamente com os seus patrocinadores e, mais recentemente, à maternidade. Foi desde que o filho que teve Jack Freestone nasceu que esta surfista mostrou o seu lado mais “natural”, com menos horas de surf e ginásio e muito sono e sarcasmo no seu canal de youtube. Talvez por isso até a própria tenha ficado surpreendida quando a “comissária” do tour feminino a contactou a sondar se teria interesse em participar nesta etapa, um convite que Alana não recusou. As suas adversárias no round 1 serão Stephanie Gilmore e Sage Erickson, na terceira bateria da fase.

Acompanha tudo em directo a partir de dia 25 de Novembro AQUI!

Heats do round 1:
Heat 1: Johanne Defay (FRA), Courtney Conlogue (USA), Paige Hareb (NZL)
Heat 2: Carissa Moore (HAW), Coco Ho (HAW), Bethany Hamilton (HAW)
Heat 3: Stephanie Gilmore (AUS), Sage Erickson (USA), Alana Blanchard (HAW)
Heat 4: Lakey Peterson (USA), Malia Manuel (HAW), Zoe McDougall (HAW)
Heat 5: Tatiana Weston-Webb (BRA), Nikki Van Dijk (AUS), Summer Macedo (HAW)
Heat 6: Caroline Marks (USA), Sally Fitzgibbons (AUS), Bronte Macaulay (AUS)

Cenários na disputa pelo título mundial de 2018:
– Se Stephanie Gilmore ficar em 3º lugar ou melhor no Beachwaver Maui Pro, sagra-se campeã mundial independentemente dos resultados das suas adversárias;
– Se Stephanie Gilmore ficar em 5º lugar ou pior Lakey Peterson precisa de vencer e depois terá de haver um surf off para decidir a campeã mundial;

(O primeiro campeonato de Alana Blanchard após o nascimento do “bebê Banks”)

Comentários