A selecção portuguesa chegou ao último dia do Vissla World Junior Surfing Championship, prova da ISA realizada em Huntington Beach, Califórnia, com apenas um surfista em prova.

Eram quatro no dia anterior, Mafalda Lopes, na categoria de Sub18 Feminino, Guilherme Ribeiro, na mesma idade na categoria masculina, ambos a começarem no main event, Joaquim Chaves, que já se encontrava na repescagem dos Sub16 e Afonso Antunes, ainda no evento principal na mesma categoria.

Todos os competidores lusos em prova surfaram muito bem mas acabaram eliminados por muito pouco, ficando sempre a faltar uma segunda nota mediana num dia de poucas ondas. Excepto Afonso Antunes que, mesmo tendo caído para a repescagem, sobreviveu para o último dia.

O dia 8 da prova começou bem para Afonso que passou em primeiro lugar no round 8 e em segundo nos rounds 9 e 10 da repescagem para garantir um lugar na final contra Ryan Huckabee e Taj Lindblad dos EUA e Jackson Bunch do Havai. Foi uma final muito disputada pelo segundo lugar já que a bombinha havaiana, Jackson, abriu com uma nota de 9 pontos e fechou um back up de 8 pontos para deixar os seus adversários em combinação. Afonso Antunes disputou o segundo lugar especialmente com Taj e mesmo tendo surfado muito bem ficou 0.03 pontos atrás do norte-americano, terminando num excelente 3º lugar, com Huckabee em quarto. A categoria Sub18 foi vencida por Dimitri Poulos dos EUA, seguido de Alex Cleland, do México, Tommy Coleman, também dos Estados Unidos e do japonês Jon Azushi.

Noah Lia Klapp venceu a prova feminina de Sub16 pela Alemanha, seguida de Zoe Benedotto, dos EUA, Betty Johnson, do Havai em 3º lugar e Caity Simmers em 4º enquanto que Gabriela Bryan venceu a categoria de Sub18 Feminino, seguida de Minami Nonaka, Noah Lia Klapp e Sara Wakita.

A selecção dos EUA venceu a prova, seguida do Havai e da Espanha, enquanto que Portugal ficou num sólido 7º lugar.

 

Comentários