Realizou-se no passado fim-de-semana em ondas de meio a um metro a primeira de três etapas do Rip Curl GromSearch 2018 na Praia do Tarquínio, Costa de Caparica.

Afonso Antunes (Sub- 16 Masculino), Carolina Santos (Sub-16 Feminino), João Mendonça (Sub-14 Masculino), Gabriela Dinis (Sub-14 Feminino), Matias Canhoto (Sub-12 Masculino) e Constância Simões (Sub-12 Feminino) foram os grandes vencedores da prova.

Este conjunto de eventos dedicados à nova geração irá levar dois surfistas nacionais à final mundial. Sendo uma das mais importantes imagens de marca da Rip Curl, esta prova organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) contou com um número impressionante de 127 inscritos oriundos de Norte a Sul do país e das Ilhas. Apesar de ainda jovens, muitos dos nomes presentes são já uma certeza do futuro do surf nacional.

Após a autêntica maratona de competição no sábado com 46 heats realizados, no domingo foi dia de coroar os campeões onde se assistiu a um bom nível de surf.

Na final de Sub-16 Masculinos, Afonso Antunes foi o grande vencedor tendo começado muito bem com uma onda de 7.50 em 10 possíveis, a melhor da bateria onde desferiu duas potentes rasgadas nas secções mais críticas da onda. Apesar da boa reação por parte dos seus adversários, principalmente Guilherme Ribeiro e Martim Paulino, o jovem filho do ex-tricampeão nacional João Antunes, fechou com chave d’ouro a sua vitória na última onda com um aéreo reverse 360º que valeu 6.75 totalizando um score de 14.25 pontos em 20 possíveis. Guilherme Ribeiro ficou em 2º, Martim Paulino em 3º e João Mendonça em 4º.

“No início da prova não estava a conseguir impor o meu surf”, começou por dizer o campeão. “Na final já me senti mais conectado com as ondas e correu bem. Foi um excelente campeonato, agradeço aos meus patrocinadores e parabéns à organização. O meu objectivo é apurar-me para a final mundial. Seria muito especial para mim. Vou tentar evoluir antes das próximas etapas para depois mostrar o meu surf”, concluiu.

Nesta categoria, mas no feminino, foi Carolina Santos a levar a melhor sobre a concorrência. Beatriz Carvalho ainda esteve a liderar durante algum tempo mas a reação de Carolina principalmente na última ondas com 6.05 pontos garantiu-lhe a vitória com um score 10 pontos apesar da boa reação de Concha Balsemão que pecou por tardia. Assim, Carolina saiu da Caparica vencedora deixando em 2º lugar Concha Balsemão, Beatriz Carvalho em 3º e Francisca Veselko em 4º.

“Ao início a final não estava a correr bem mas depois reagi e consegui encontrar melhor as ondas”, admitiu a vencedora. “Mais perto do fim consegui fazer a melhor onda da bateria. No geral tivemos boas ondas e agradeço à ASCC e à Rip Curl pela organização. A minha expectativa é sempre fazer o melhor surf para as próximas etapas, se ganhar, melhor ainda”, finalizou.

Assim, Afonso Antunes e Carolina Santos partem na frente na luta pelos dois lugares que dão acesso directo à final mundial ao melhor surfista de Sub-16 Masculino e Feminino, que serão conhecidos após as etapas que irão decorrer no Porto e em Peniche.

Nos Sub-14 Masculinos, João Mendonça foi o grande vencedor ao arriscar com manobras de rail com boa projecção. O jovem algarvio (que refira-se, também chegou à final de Sub-16) terminou com um score de 11.25 pontos, deixando em 2º lugar Santiago Graça, Francisco Ordonhas em 3º e João Roque Pinho em 4º

Na final desta categoria no feminino, Gabriela Dinis destacou-se das adversárias com uma onda de 6.00 pontos que fez a diferença. A vencedora superiorizou-se assim a Constância Simões (2ª), Beatriz Carvalho (3ª), Benedita Teixeira (4ª) e Francisca Mendonça (5ª).

Em Sub-12 Masculino, Matias Canhoto viajou de Peniche para vir agarrar a vitória na Caparica. O jovem patrocinado pela Rip Curl deixou em 2º lugar Manuel Cordeiro, Martim Fortes em 3º e Tiago Guerra em 4º.

No feminino de Sub-12, Constância Simões levou a melhor sobre Erica Máximo (2º) e Sofia Matos (3º).

Além destas categorias, a Rip Curl atribuiu o Best Trick a Afonso Antunes, prémio vencido com um aéreo 360º reverse e o Best Stoked a Santiago Graça.

“Já venho a Portugal há mais de cinco anos para realizarmos o Rip Curl GromSearch”, afirmou o team manager da Rip Curl Europe, Yann Martin. “Estou impressionado com o nível dos surfistas portugueses que têm evoluído de ano para ano. É bom para o evento, para Portugal e para o surf europeu. Nos Sub-16 têm surfistas fortes como o Afonso Antunes, o Guilherme Ribeiro e o Martim Paulino, entre outros. Portugal, França e Espanha têm muito bons surfistas. A novidade que introduzimos este ano dá oportunidade aos melhores de Sub-16 de cada país de se encontrarem na final mundial. A organização está de parabéns. Esperemos que as próximas etapas também tenham boas ondas”, rematou.

Já por parte da ASCC, o presidente do clube, Miguel Gomes, estava satisfeito no final deste evento que se realizou pelo segundo ano consecutivo na Caparica. “Este evento foi, provavelmente, um dos maiores sucessos do nosso clube a nível de organização. Tivemos quase 130 inscritos que nos puseram à prova nestes dois dias mas conseguimos com um trabalho de equipa notável fazer um grande campeonato. Estiveram aqui presentes os melhores juniores que são o futuro do surf nacional. A Caparica voltou a estar na linha da frente no que diz respeito ao apoio à nova geração e, desta vez, com visibilidade internacional. É muito positivo para a nossa terra e para o próprio país. Boa sorte para as próximas etapas”, salientou.

Resultados finais:
Sub-12 Masculino

1º Matias Canhoto – 9.20 pontos
2º Manuel Cordeiro – 8.70
3º Martim Fortes – 5.35
4º Tiago Guerra – 4.60

Sub-12 Feminino
1ª Constância Simões – 7 pontos
2ª Erica Máximo – 4.10
3ª Sofia Matos – 2.00

Sub-14 Masculino
1º João Mendonça – 11.25 pontos
2º Santiago Graça – 9.60
3º Francisco Ordinhas – 8.75
4º João Roque Pinho – 5.65

Sub-14 Feminino

1ª Gabriela Dinis – 8.5 pontos
2ª Constância Simões – 5.55
3ª Beatriz Carvalho – 5.20
4ª Benedita Teixeira – 4.60
5ª Francisca Mendonça – 3.20

Sub-16 Masculino

1º Afonso Antunes – 14.15 pontos
2º Guilherme Ribeiro – 10.75
3º Martim Paulino – 9.75
4º João Mendonça – 7.65

Sub-16 Feminino
1ª Carolina Santos – 10 pontos
2ª Concha Balsemão – 8.15
3ª Beatriz Carvalho – 6.70
4ª Francisca Veselko – 5.45

Best Trick
Afonso Antunes

Best Stoked
Santiago Graça

 

Comentários