6 portugueses disputam 2 títulos mundiais | Allianz World Junior

publicado há 2 anos por 0

allianz-world-junior-2014

A etapa portuguesa do World Championship Tour poderia ter coroado um novo campeão mundial, mas quando Gabriel Medina foi eliminado no round 3 a disputa passou automaticamente para o Havai. Independentemente disso, o nosso país vai coroar não um, mas dois campeões mundiais júnior.

O Allianz World Junior vai acontecer em Ribeira D’Ilhas, entre 25 de Outubro e 2 de Novembro, e será um evento histórico para Portugal por várias razões. Será primeira que se realiza no nosso país e, como se isso não chegasse, terá o maior número de participações de sempre de surfistas lusos, seis!

Apesar de se realizar desde 1998, apenas uma “mão cheia” de surfistas portugueses conseguiram a qualificação pelo ranking júnior europeu. No ano de estreia Tiago Pires e Ruben Gonzalez conseguiram a qualificação e disputaram a finalíssima, que na altura se realizava no Havai. No ano seguinte foi David Luís quem fez companhia a Tiago Pires na prova enquanto que em 2000 Tiago não correu o circuito júnior mas venceu a única etapa em que participou. Os pontos da vitória não chegavam para a qualificação, que na altura era reservada ao top6 do circuito, mas o português recebeu um wildcard para participar na prova e acabou num brilhante segundo lugar.

Desde aí até este ano apenas mais três surfistas portugueses se conseguiram qualificar para disputar este título mundial, se excluirmos Marlon Lipke e Nicolau Von Rupp que na altura competiam sob a nacionalidade alemã. Marlon conseguiu um brilhante 3º lugar, tendo eliminado nos quartos de final man-on-man o grande favorito, Adriano de Souza, que na altura já contava com um título mundial júnior e já se encontrava no WCT. Von Rupp também fez boa figura, mostrando (quando se qualificou aos 16 anos) já muita mestria nos tubos e acabando em 5º lugar.

Pelo nosso país foram Filipe Jervis, Vasco Ribeiro e Frederico Morais quem competiu neste evento, tendo os últimos dois conseguido a qualificação por várias vezes. Vasco Ribeiro é o campeão em europeu em título, e o único entre os 6 portugueses que se qualificou pelo ranking. A Vasco, um sério favorito à vitória final, juntam-se Miguel Blanco e Teresa Bonvalot, que ficaram a uma vaga de se qualificarem pelo ranking, e ainda os locais Tomás Fernandes e Carina Duarte e o surfista de Carcavelos João Kopke. Espera-se uma grande prova da parte dos surfistas portugueses, que estão já habituados a competir nesta praia.

Heats com surfistas portugueses
Prova Masculina
Heat 2 |
Miguel Tudela x Soli Bailey x João Kopke
Heat 7 | Tomás Fernandes x Hiroto Ohara x Mathew McGillirvray
Heat 10 | Vasco Ribeiro x Slade Prestwich x Matheus Navarro
Heat 11 | Hiroto Harai x Miguel Blanco x Joshe Faulkner
Prova Feminina
Heat 1 | Tuach Chelsea x Carina Duarte x Tello Milluska
Heat 3 | Andrew Keely x Teresa Bonvalot x Yanca Costa

Comentários