Mesmo não mostrando as ondas épicas que se viram no passado nesta prova, o Azores Airlines Pro começou com condições bastante divertidas. As ondas não passavam o meio metro mas o lado oeste da Praia de Santa Bárbara tinha vários picos a funcionar, oferecendo muitas oportunidades a todos os competidores.

Aos 6 surfistas lusos já garantidos na prova juntou-se ainda Nicolau Von Rupp, que conseguiu a sua vaga muito perto do início deste QS 6.000. Mesmo assim foi um mau arranque para os lusos, que perderam no primeiro heat o vencedor dos trials, Manuel Morgado. O local mostrou mais surf que na sua última presença mas acabou eliminado a precisar de uma nota de 7.5, enquanto que Takumi Nakamura e Robson Santos seguiram em frente.

Pedro Henrique foi o próximo luso na água mas só surfou algumas horas mais tarde, com a maré um pouco cheia. O irmão do Jesse Mendes, Vitor, começou bem o heat mas foi o australiano, Dion Atkinson, quem fez as melhores ondas do heat e garantiu a vitória. Pedro apanhou muitas ondas mas nenhuma com potencial, surfando bem mas sendo eliminado a precisar de apenas 5.44.

Miguel Blanco tinha uma bateria difícil pela frente, tendo como adversários Aritz Aranburu, Dylan Lightfoot e Paul Cesar Distinguin. O basco Aritz mostrou que ainda tem surf para dar trabalho a qualquer adversário e venceu o heat, mas Miguel não ficou muito atrás. Com uma onda de 7 pontos e um back up de 4.93, Blanco garantiu um sólido segundo lugar, sendo o primeiro surfista português a avançar neste dia.

Miguel-Blanco

Miguel Blanco a aproveitar bem a sua presença numa prova de pontuação alta!

Tomás Fernandes teve uma prestação forte também, no seu heat contra David do Carmo, Dylan Goodale e O’Neill Massin. David venceu mas Tomás com ondas de 6.6 e 5.23 ficou apenas meio ponto atrás, avançando para a fase seguinte.

Infelizmente a “Armada Lusa” sofreu mais uma baixa, Nicolau Von Rupp. O surfista da Praia Grande não conseguiu capitalizar na sua arma secreta, o seu surf de backside, e acabou eliminado a precisar de uma nota de 8.23.

Miguel e Tomás juntam-se assim a Vasco Ribeiro e Jácome Correia, que os esperam no round 2. Acompanha tudo em directo AQUI!

Heats com portugueses
Round de 96
Heat 1 | Jesse Mendes x Jácome CorreiaTakumi Nakamura x Cristobal De Col
Heat 18 | Vasco Ribeiro x Davey Cathels x Miguel Blanco x Lliam Mortensen
Heat 19 | Griffin Colapinto x Lucas Silveira x Tomás Fernandes x Joao Chianca

Comentários

Deixe uma resposta