4 “novos” campeões nacionais decididos no ASCC Master Classic 2016

publicado há 2 meses por 0

4-novos-campeoes-nacionais-master-decididos-no-ascc-masters-2016

Realizou-se no passado fim de semana o ASCC Master Classic 2016, uma prova reservada a surfistas a partir dos 35 anos onde foram decididos 4 “novos” campeões nacionais.

David Luís, Pedro Barbudo, Miguel Sanchez e Pedro “Pirujo” Araújo são os novos campeões Masters após terem vencido as respectivas categorias desta prova que reuniu diversas gerações e muitos ex-campeões nacionais na Praia do Marcelino, Costa de Caparica.

O campeonato contou com uma assinalável adesão de surfistas veteranos num total de 85 inscritos. A Caparica recebeu os atletas neste segundo dia de prova com boas ondas de 0,5 a 1m, Sol e vento fraco num dia que mais parecia de Primavera e que trouxe muito público à praia.

Em Masters (+35 anos), David Luís conquistou a vitória numa bateria muito renhida que terminou com o ex-campeão nacional e europeu, Justin Mujica em 2º lugar, Francisco Cruz em 3º e Ivo Anselmo em 4º. Nos últimos minutos, Mujica e Cruz podiam ter virado o resultado mas foi o surf fluído com boas manobras nas esquerdas para o pontão de David que fez com que o título ficasse com o surfista local da Caparica.

Em Grand Masters (+40 anos) aconteceu outra das finais mais emocionantes do dia. Tudo parecia estar a correr de feição ao ex-campeão nacional, Marcos Anastácio, que liderava a bateria até ter cometido uma interferência sobre Pedro Barbudo. A consequência foi outro ex-campeão nacional, Guga Gouveia, ter assumido a liderança. No entanto, Pedro Barbudo, com um surf muito consistente, destruiu as suas duas últimas ondas até à areia e venceu mesmo a final deixando Guga em 2º, o ex-tricampeão nacional José Gregório em 3º e Marcos Anastácio em 4º.

Já nos Kahunas (+45 anos), a vitória sorriu a Miguel Sanchez que conseguiu novamente na final manter a consistência que apresentou durante todo o campeonato. Em 2º lugar ficou o algarvio Manuel Mestre, Rogério Ruiz em 3º e Jorge Leote em 4º.

O ex-campeão europeu de Masters, Pedro “Pirujo” Araújo, foi o grande vencedor na divisão Grand Kahunas (+50 anos) fazendo uso de toda a sua experiência para levar a melhor sobre o ex-campeão nacional Almir Salazar, Josafá Fernandes (3º) e José Marcos (4º).

Além da competição em si, foi notável o bom ambiente de confraternização que se viveu este fim-de-semana na Caparica entre os surfistas que fizeram história no surf nacional nas décadas de 80 e 90 em diante.

“Ao fim de três anos a organizarmos o Circuito ASCC Master Classic este campeonato nacional não podia ter corrido melhor”, afirmou o presidente da Associação de Surf da Costa de Caparica, Miguel Gomes. “Tivemos aqui alguns dos melhores surfistas dos anos 80 e 90 que proporcionaram um bom espectáculo de surf com destaque para alguns da Caparica. Acima de tudo,  saliento o espírito de união incrível e a boa disposição entre os atletas onde as rivalidades de outros tempos estiveram presentes mas num ambiente de competição saudável. A ASCC e a Costa de Caparica têm história e cultura de surf  e ficamos felizes se pudermos partilhar isso com a nova geração e a nível nacional. Gostaríamos de organizar este campeonato, pelo menos, mais um ano para podermos dar continuidade ao trabalho que estamos a realizar. Um agradecimento especial ao presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, e à Junta de Freguesia da Costa de Caparica”, finalizou.

Comentários