100% de sucesso entre os portugueses em Lacanau

publicado há 3 anos por 0

SOORUZ-LACANAU-PRO-2014-DIA-3

O terceiro dia do Sooruz Lacanau Pro, WQS de 5 estrelas, pode ser considerado um momento histórico para o surf português. Isto porque todos os (5) competidores ainda em prova avançaram para o round 4. Mas não foram heats fáceis, muito antes pelo contrário uma vez que os cinco estavam distribuídos apenas por 3 baterias.

Frederico Morais tinha pela frente Tristan Guibaud, Leandro Usuna e ainda Nicolau Von Rupp. Foi o surfista do Guincho quem começou melhor pois ao fim de 10 minutos já tinha duas ondas na casa dos 6 pontos. A partir daí foi sempre a melhorar e o ponto alto do heat foi quando “Kikas” deu um forte carve de frontside terminando em tail slide e ainda deu uma forte manobra na junção.Com a média de 14.84, Morais venceu com grande vantagem, enquanto que Nicolau disputou o segundo posto com Leandro e Tristan. Tanto o francês como o argentino atacaram até ao fim a posição de qualificação mas não conseguiram por muito pouco e Von Rupp seguiu em frente.

As ondas mantiveram-se bastante bem formadas pelo menos até aos outros heats dos portugueses, com ondas de um metro, apesar de não haver um pico bem definido. Os competidores do heat 6, Ribeiro, Blanco, Forrest e Duru, começaram todos com notas bastante equilibradas, mas ao longo da bateria Vasco foi “fugindo” com a liderança. O surfista de S. João estava em grande forma e de backside atacou o lip com força e precisão, conseguindo assim duas notas excelentes. No fim estavam todos a precisar de uma combinação para chegar ao primeiro lugar, enquanto que Joan Duru ocupava uma frágil posição no segundo lugar. Miguel Blanco mais uma vez mostrou o seu valor e, em cima do toque, conseguiu apanhar uma onda boa e fazer a média que precisava, avançando assim em segundo lugar.

Logo no heat seguinte estava Marlon Lipke, que não quis ser o único atleta nacional a perder no round 4. Lipke abriu com uma nota de 4,83 e foi melhorando ao longo da bateria. Quando terminou o heat com uma nota de 7.5 garantiu a vitória, seguido pelo sul africano Michael February.

Os cinco portugueses vão competir agora no round 5, onde estão espalhados pelas quatro primeiras baterias. Acompanha tudo em directo aqui.

Heats com surfistas portugueses:
Round 5

Heat 1 | Gony Zubizarreta x Frederico Morais x Marc Lacomare x Maxine Huscenot
Heat 2 | Lucas Silveria x Gaspard Larsonneur x Nic Von Rupp x Imanol Yeregi
Heat 3 | Alex Ribeiro x Vasco Ribeiro x Michael February x Leonardo Fioravanti
Heat 4 | Marlon Lipke x Miguel Blanco x Raphael Teixeira x Heremoana Luciani

Comentários