High5 | Andy Irons | Se este “vídeo” fosse VHS… | Blog

publicado há 4 anos por 0

HIGH-5-ANDY-IRONS-BLOG

Para muitos dos nossos leitores o sistema VHS é algo que mal fez parte das suas vidas. Mas era assim que se via filmes de surf! Qual DVD, qual vídeo online! Quando saía um vídeo de surf novo era bom que fosses amigo de alguém que tinha a capacidade e hábito de gastar entre 3 e 5 contos pela cassete, que depois eram rodada vezes sem conta.

Ao fim de talvez 200 vezes, e dependendo da tua “versão” (aka cópia da cópia da cópia da cópia), a fita magnética começava a gastar e as secções mais vistas ficavam quase desfeitas. Este ritual faz parte de um passado cada vez mais distante, mas a verdade é que era uma época em que o filme de surf era algo muito mais especial do que parece ser hoje.

Não que os vídeos de agora sejam piores, mas com a quantidade de informação que é “bombada” diariamente, é impossível dar o mesmo valor. Há excepções e para mim uma das mais marcantes é esta secção do filme da TransworldSurf, “High 5”.

Quando “High 5” saiu Andy Irons tinha falecido poucos meses antes e conta a lenda que pouco antes do lançamento, “pingaram” estas imagens, cedidas pela Billabong. Assim o “High 5” tornou-se no vídeo que lançou a última grande secção de Andy Irons. O surf que AI fez em Desert Point nesta secção é do melhor que já se tinha visto até aí ou desde aí e o contributo que este surfista deu ao surf (na minha opinião) é tão grande que sempre que acompanho um WCT parece que falta algo…

15 anos (ou mais) depois de andar para trás e para a frente com as cassetes VHS, este é o vídeo que dou por mim a ver vezes sem conta, aquele que se fosse em VHS já mal daria para ver…

RIP AI…

Comentários